TEORIA MUSICAL E HARMONIA

Teoria Musical I 

EMENTA E OBJETIVOS DA DISCIPLINA 

A disciplina Teoria Musical I tem como objetivo proporcionar ao aluno o conhecimento dos processos básicos de notação e o treinamento da percepção rítmico-melódica relacionada à escrita musical. 

CONTEÚDO TEÓRICO 

1. Elementos básicos de notação musical: 

a) notas, figuras, claves de sol; b) ligaduras de frase e prolongamento; c) ponto de aumento; d) compassos simples com tempos inteiros, metades e quartos de tempos; e) escala diatônica maior; f) acidentes, enarmonia e semitons naturais, cromáticos e diatônicos; g) classificação dos intervalos naturais no âmbito da oitava; h) formação das tonalidades maiores (Dó, Sol e Fá maiores; h) cifragem analítica e prática. 

2. Elementos básicos de percepção musical: 

a) execução melódica da escala maior; b) divisão rítmica de inteiro, metade e quartos de tempos métricos;(pozzoli1a e 2ª series) c) execução de leitura métrica em clave de sol; d) percepção auditiva e notação musical de estruturas rítmicas. 

PROCEDIMENTOS GERAIS E AVALIAÇÃO CRONOGRAMA 

Trabalho e Avaliação bimestral com prova escrita 

MATERIAL DIDÁTICO 

Lápis, borracha e Apostila de Teoria e Percepção 1 

Teoria Musical II 

EMENTA E OBJETIVOS DA DISCIPLINA 

A disciplina Teoria Musical II tem como objetivo proporcionar ao aluno o conhecimento dos processos básicos de notação e o treinamento da percepção rítmico-melódica relacionada à escrita musical. 

CONTEÚDO TEÓRICO 

Elementos básicos de notação musical: 

a) Classificação dos intervalos naturais no âmbito da oitava (quantitativa e qualitativa) ; b) Formação das tonalidades maiores com sustenidos e bemóis; c) Emprego do dobrado sustenido e dobrado bemol; d) Cifragem analítica e prática da escala maior 

2. Elementos básicos de percepção musical: 

a) execução melódica da escala maior; b) divisão rítmica de inteiro, metade e quartos de tempos métricos; (pozzoli 3ª e 4ª serie) c) execução de leitura métrica em clave de sol; d) percepção auditiva e notação musical de estruturas rítmicas. e) escala cromática f) semitom cromático e diatônico 

PROCEDIMENTOS GERAIS E AVALIAÇÃO CRONOGRAMA 

Trabalho e Avaliação bimestral com prova escrita. 

MATERIAL DIDÁTICO 

Lápis, borracha e Apostila de Teoria e Percepção 2 

Teoria Musical III 

EMENTA E OBJETIVOS DA DISCIPLINA 

A disciplina Teoria Musical III tem como objetivo proporcionar ao aluno o conhecimento dos processos básicos de notação e o treinamento da percepção rítmico-melódica e harmônica relacionada à escrita musical. 

CONTEÚDO TEÓRICO 

Elementos básicos de notação musical: 

a)escala relativa, Formação das triades em todas as tonalidades maiores e menores; b) Inversão e cifragem analítica e prática de tríades ; c) Classificação dos intervalos com alteração no âmbito da oitava (3ª M e m , 5ª J e o); d) Classificação até a 2ª inversão 

2. Elementos básicos de percepção musical: 

a) execução melódica da escala maior e menor primitiva; b) divisão rítmica de inteiro, metade e quartos de tempos métricos ;(pozzoli 4ª e 5ª series) c) execução de leitura métrica em clave de sol; d) percepção auditiva e notação musical de estruturas rítmicas e melódicas. PROCEDIMENTOS GERAIS E AVALIAÇÃO CRONOGRAMA 

Avaliação bimestral com prova escrita. 

MATERIAL DIDÁTICO 

Lápis, borracha Apostila de Teoria e Percepção 3 

Teoria Musical IV 

EMENTA E OBJETIVOS DA DISCIPLINA 

A disciplina Teoria Musical IV tem como objetivo proporcionar ao aluno o conhecimento dos processos básicos de notação e o treinamento da percepção rítmico-melódica relacionada à escrita musical e à análise de obras de choro 

CONTEÚDO TEÓRICO 

Elementos básicos de notação musical: 

a) Campo Harmônico: formação das tétrades em todas as tonalidades; b) Cifragem analítica e prática de tétrades c) Classificação dos intervalos na estrutura dos acordes d) Análise harmônica de obras de choro. e) Classificação dos intervalos com alteração no âmbito da oitava (3ª M e m , 5ª J e “o” e 7ª M e m); f ) Classificação até a 3ª inversão 

2. Elementos básicos de percepção musical: 

a) execução melódica da escala menor harmônica; b) divisão rítmica de inteiro, metade e quartos de tempos métricos; (pozzoli 5 a e 6ª series) c) execução de leitura métrica em clave de sol; d) percepção auditiva e notação musical de estruturas rítmicas e melódicas. 

PROCEDIMENTOS GERAIS E AVALIAÇAO CRONOGRAMA 

Avaliação bimestral com prova escrita. 

MATERIAL DIDÁTICO 

Lápis, borracha Apostila de Teoria e Percepção 4 

 

Teoria Musical V 

EMENTA E OBJETIVOS DA DISCIPLINA 

A disciplina Teoria Musical V tem como objetivo proporcionar ao aluno o conhecimento dos processos básicos de notação e o treinamento da percepção rítmico-melódica relacionada à escrita musical e à análise de obras de choro 

CONTEÚDO TEÓRICO 

Elementos básicos de notação musical: 

a) Campo Harmônico: formação das tétrades em todas as tonalidades menores harmônicas; b) Cifragem analítica e prática de tétrades na escala menor harmônica; c) Classificação dos intervalos na estrutura dos acordes; d) Construção das dominantes secundárias e do II° grau cadenciai no campo harmônico menor; e) Construção das dominantes secundária e substitutas (subV7) com II cadenciai e) Análise harmônica de obras de choro. f) escalas exóticas. g) Quadro harmônico h) modos gregos (litúrgicos) 

2. Elementos básicos de percepção musical: 

a) execução melódica da escala menor harmônica e melódica; b) divisão rítmica de inteiro, metade e quartos de tempos métricos;(pozzoli 7ª e 8ª series) c) execução de leitura métrica em clave de sol; d) percepção auditiva e notação musical de estruturas rítmicas e melódicas. 

PROCEDIMENTOS GERAIS E AVALIAÇÃO CRONOGRAMA 

Avaliação bimestral com prova escrita. 

MATERIAL DIDÁTICO 

Lápis, borracha e Apostila de Teoria e Percepção 5 

Harmonia 1 

EMENTA E OBJETIVOS DA DISCIPLINA 

A disciplina Teoria Musical VI tem como objetivo proporcionar ao aluno o conhecimento dos processos básicos de notação e o treinamento da percepção rítmico-melódica relacionada à escrita musical e à análise de obras de choro 

CONTEÚDO TEÓRICO 

Elementos básicos de notação musical: 

a) Campo Harmônico: função dos acordes; b) Identificação dos acordes escritos e cifrados e suas funções harmônicas; c) Classificação dos intervalos na estrutura dos acordes; d) Construção das dominantes substitutas (subV7) com II cadenciai e) Acordes diminutos e) Análise harmônica de obras de choro. f) árvore harmônica g) movimento das vozes h) Composição a 1 e 2 vozes 

2. Elementos básicos de percepção musical: 

a) execução melódica da escala menor harmônica e melódica; b) divisão rítmica de inteiro, metade e quartos de tempos métricos; c) execução de leitura métrica em clave de sol; d) percepção auditiva e notação musical de estruturas rítmicas e melódicas. 

PROCEDIMENTOS GERAIS E AVALIAÇÃO CRONOGRAMA 

Avaliação bimestral com prova escrita. 

MATERIAL DIDÁTICO 

Lápis, borracha e caderno pautado (Instalar programa de edição de partituras) 

 

Harmonia 2 

EMENTA E OBJETIVOS DA DISCIPLINA 

A disciplina Teoria Musical VI tem como objetivo proporcionar ao aluno o conhecimento dos processos básicos de notação e o treinamento da percepção rítmico-melódica relacionada à escrita musical e à análise de obras de choro 

CONTEÚDO TEÓRICO 

Elementos básicos de notação musical: 

a) a) Campo Harmônico: função dos acordes; b) Identificação dos acordes escritos e cifrados e suas funções harmônicas; c) Classificação dos intervalos na estrutura dos acordes; d) Construção das dominantes substitutas (subV7) com II cadenciai e) Acordes diminutos e) Análise harmônica de obras de choro. f) pulsos harmônicos g) movimento das vozes Composição a 3 e 4 vozes h)exercício com o baixo dado 

 

2. Elementos básicos de percepção musical: 

a) execução melódica da escala menor harmônica e melódica; b) divisão rítmica de inteiro, metade e quartos de tempos métricos; c) execução de leitura métrica em clave de sol; d) percepção auditiva e notação musical de estruturas rítmicas e melódicas. 

PROCEDIMENTOS GERAIS E AVALIAÇÃO CRONOGRAMA 

Avaliação bimestral com prova escrita. 

MATERIAL DIDÁTICO 

Lápis, borracha e caderno pautado (Instalar programa de edição de partituras)

PROFESSOR - JESUWAY LEÃO

TEORIA E PERCEPÇÃO 4 - TERÇA - FEIRA - 18:30

TEORIA E PERCEPÇÃO 2 - TERÇA - FEIRA - 19:30

TEORIA E PERCEPÇÃO 5 - TERÇA - FEIRA - 20:30

   

TEORIA E PERCEPÇÃO 3 - QUARTA - FEIRA - 08:00

TEORIA E PERCEPÇÃO 4 - QUARTA - FEIRA - 10:00

TEORIA E PERCEPÇÃO 1 - QUARTA - FEIRA - 18:30

TEORIA E PERCEPÇÃO 2 - QUINTA - FEIRA - 18:30

TEORIA E PERCEPÇÃO 1 - QUINTA - FEIRA - 19:30

TEORIA E PERCEPÇÃO 3 - QUINTA - FEIRA - 20:30

   

PROFESSORA - JUÇARA DANTAS

TEORIA E PERCEPÇÃO 1 - TERÇA - FEIRA - 18:30

TEORIA E PERCEPÇÃO 2 - QUARTA - FEIRA - 18:30

TEORIA E PERCEPÇÃO 3 - QUARTA - FEIRA - 19:30

    

PROFESSOR - TIAGO JOÃO

TEORIA E PERCEPÇÃO 1 - SEGUNDA - FEIRA - 18:30

TEORIA E PERCEPÇÃO 2 - SEGUNDA - FEIRA - 19:30

 

TEORIA E PERCEPÇÃO 2 - TERÇA - FEIRA - 17:30

TEORIA E PERCEPÇÃO 3 - TERÇA - FEIRA - 18:30

 

TEORIA E PERCEPÇÃO 1 - QUINTA - FEIRA - 17:30

TEORIA E PERCEPÇÃO 1 - QUINTA - FEIRA - 18:30

TEORIA E PERCEPÇÃO 2 - QUINTA - FEIRA - 19:30

 

TEORIA E PERCEPÇÃO 1 - SEXTA - FEIRA - 08:00

TEORIA E PERCEPÇÃO 2 - SEXTA - FEIRA - 09:00

PROFESSOR - JESUWAY LEÃO

HARMONIA 1 - QUARTA - FEIRA - 19:30

HARMONIA 2 - QUARTA - FEIRA - 20:30

- Não temos teste de nivelamento para os cursos de Teoria Musical e Harmonia. Para se inscrever em uma das turmas basta estar de acordo com os pré-requisitos.
- Alunos que ingressarem em algum dos cursos básicos de instrumentos não precisam fazer matrícula em Teoria Musical e Harmonia pelo sistema, basta abrir um ticket na área do aluno ou mandar e-mail para escoladechoro.bsb@gmail.com solicitando a inserção na turma que deseja.
MATRICULE-SE!
TEORIA E PERCEPÇÃO
HARMONIA
apoio:

© 2020 por Yan Pádua. Todos os direitos reservados