faixa-roxa.jpg
logo-preta.png
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • zap-preto

TEORIA E PERCEPÇÃO

Veja a ementa das turmas e escolha aquela que esteja de acordo com seu nível

Teoria Musical I 

EMENTA E OBJETIVOS DA DISCIPLINA 

A disciplina Teoria Musical I tem como objetivo proporcionar ao aluno o conhecimento dos processos básicos de notação e o treinamento da percepção rítmico-melódica relacionada à escrita musical. 

CONTEÚDO TEÓRICO 

1. Elementos básicos de notação musical: 

a) notas, figuras, claves de sol; b) ligaduras de frase e prolongamento; c) ponto de aumento; d) compassos simples com tempos inteiros, metades e quartos de tempos; e) escala diatônica maior; f) acidentes, enarmonia e semitons naturais, cromáticos e diatônicos; g) classificação dos intervalos naturais no âmbito da oitava; h) formação das tonalidades maiores (Dó, Sol e Fá maiores; h) cifragem analítica e prática. 

2. Elementos básicos de percepção musical: 

a) execução melódica da escala maior; b) divisão rítmica de inteiro, metade e quartos de tempos métricos;(pozzoli1a e 2ª series) c) execução de leitura métrica em clave de sol; d) percepção auditiva e notação musical de estruturas rítmicas. 

PROCEDIMENTOS GERAIS E AVALIAÇÃO CRONOGRAMA 

Trabalho e Avaliação bimestral com prova escrita 

MATERIAL DIDÁTICO 

Lápis, borracha e Apostila de Teoria e Percepção 1 

Teoria Musical II 

EMENTA E OBJETIVOS DA DISCIPLINA 

A disciplina Teoria Musical II tem como objetivo proporcionar ao aluno o conhecimento dos processos básicos de notação e o treinamento da percepção rítmico-melódica relacionada à escrita musical. 

CONTEÚDO TEÓRICO 

Elementos básicos de notação musical: 

a) Classificação dos intervalos naturais no âmbito da oitava (quantitativa e qualitativa) ; b) Formação das tonalidades maiores com sustenidos e bemóis; c) Emprego do dobrado sustenido e dobrado bemol; d) Cifragem analítica e prática da escala maior 

2. Elementos básicos de percepção musical: 

a) execução melódica da escala maior; b) divisão rítmica de inteiro, metade e quartos de tempos métricos; (pozzoli 3ª e 4ª serie) c) execução de leitura métrica em clave de sol; d) percepção auditiva e notação musical de estruturas rítmicas. e) escala cromática f) semitom cromático e diatônico 

PROCEDIMENTOS GERAIS E AVALIAÇÃO CRONOGRAMA 

Trabalho e Avaliação bimestral com prova escrita. 

MATERIAL DIDÁTICO 

Lápis, borracha e Apostila de Teoria e Percepção 2 

Teoria Musical III 

EMENTA E OBJETIVOS DA DISCIPLINA 

A disciplina Teoria Musical III tem como objetivo proporcionar ao aluno o conhecimento dos processos básicos de notação e o treinamento da percepção rítmico-melódica e harmônica relacionada à escrita musical. 

CONTEÚDO TEÓRICO 

Elementos básicos de notação musical: 

a)escala relativa, Formação das triades em todas as tonalidades maiores e menores; b) Inversão e cifragem analítica e prática de tríades ; c) Classificação dos intervalos com alteração no âmbito da oitava (3ª M e m , 5ª J e o); d) Classificação até a 2ª inversão 

2. Elementos básicos de percepção musical: 

a) execução melódica da escala maior e menor primitiva; b) divisão rítmica de inteiro, metade e quartos de tempos métricos ;(pozzoli 4ª e 5ª series) c) execução de leitura métrica em clave de sol; d) percepção auditiva e notação musical de estruturas rítmicas e melódicas. PROCEDIMENTOS GERAIS E AVALIAÇÃO CRONOGRAMA 

Avaliação bimestral com prova escrita. 

MATERIAL DIDÁTICO 

Lápis, borracha Apostila de Teoria e Percepção 3 

Teoria Musical IV 

EMENTA E OBJETIVOS DA DISCIPLINA 

A disciplina Teoria Musical IV tem como objetivo proporcionar ao aluno o conhecimento dos processos básicos de notação e o treinamento da percepção rítmico-melódica relacionada à escrita musical e à análise de obras de choro 

CONTEÚDO TEÓRICO 

Elementos básicos de notação musical: 

a) Campo Harmônico: formação das tétrades em todas as tonalidades; b) Cifragem analítica e prática de tétrades c) Classificação dos intervalos na estrutura dos acordes d) Análise harmônica de obras de choro. e) Classificação dos intervalos com alteração no âmbito da oitava (3ª M e m , 5ª J e “o” e 7ª M e m); f ) Classificação até a 3ª inversão 

2. Elementos básicos de percepção musical: 

a) execução melódica da escala menor harmônica; b) divisão rítmica de inteiro, metade e quartos de tempos métricos; (pozzoli 5 a e 6ª series) c) execução de leitura métrica em clave de sol; d) percepção auditiva e notação musical de estruturas rítmicas e melódicas. 

PROCEDIMENTOS GERAIS E AVALIAÇAO CRONOGRAMA 

Avaliação bimestral com prova escrita. 

MATERIAL DIDÁTICO 

Lápis, borracha Apostila de Teoria e Percepção 4 

 

Teoria Musical V 

EMENTA E OBJETIVOS DA DISCIPLINA 

A disciplina Teoria Musical V tem como objetivo proporcionar ao aluno o conhecimento dos processos básicos de notação e o treinamento da percepção rítmico-melódica relacionada à escrita musical e à análise de obras de choro 

CONTEÚDO TEÓRICO 

Elementos básicos de notação musical: 

a) Campo Harmônico: formação das tétrades em todas as tonalidades menores harmônicas; b) Cifragem analítica e prática de tétrades na escala menor harmônica; c) Classificação dos intervalos na estrutura dos acordes; d) Construção das dominantes secundárias e do II° grau cadenciai no campo harmônico menor; e) Construção das dominantes secundária e substitutas (subV7) com II cadenciai e) Análise harmônica de obras de choro. f) escalas exóticas. g) Quadro harmônico h) modos gregos (litúrgicos) 

2. Elementos básicos de percepção musical: 

a) execução melódica da escala menor harmônica e melódica; b) divisão rítmica de inteiro, metade e quartos de tempos métricos;(pozzoli 7ª e 8ª series) c) execução de leitura métrica em clave de sol; d) percepção auditiva e notação musical de estruturas rítmicas e melódicas. 

PROCEDIMENTOS GERAIS E AVALIAÇÃO CRONOGRAMA 

Avaliação bimestral com prova escrita. 

MATERIAL DIDÁTICO 

Lápis, borracha e Apostila de Teoria e Percepção 5 

Teoria Musical VI

EMENTA E OBJETIVOS DA DISCIPLINA 

A disciplina Teoria Musical VI tem como objetivo proporcionar ao aluno o conhecimento dos processos básicos de notação e o treinamento da percepção rítmico-melódica relacionada à escrita musical e à análise de obras de choro 

CONTEÚDO TEÓRICO 

Elementos básicos de notação musical: 

a) Campo Harmônico: função dos acordes; b) Identificação dos acordes escritos e cifrados e suas funções harmônicas; c) Classificação dos intervalos na estrutura dos acordes; d) Construção das dominantes substitutas (subV7) com II cadenciai e) Acordes diminutos e) Análise harmônica de obras de choro. f) árvore harmônica g) movimento das vozes h) Composição a 1 e 2 vozes 

2. Elementos básicos de percepção musical: 

a) execução melódica da escala menor harmônica e melódica; b) divisão rítmica de inteiro, metade e quartos de tempos métricos; c) execução de leitura métrica em clave de sol; d) percepção auditiva e notação musical de estruturas rítmicas e melódicas. 

PROCEDIMENTOS GERAIS E AVALIAÇÃO CRONOGRAMA 

Avaliação bimestral com prova escrita. 

MATERIAL DIDÁTICO 

Lápis, borracha e caderno pautado (Instalar programa de edição de partituras) 

 

Teoria Musical VII

EMENTA E OBJETIVOS DA DISCIPLINA 

A disciplina Teoria Musical VI tem como objetivo proporcionar ao aluno o conhecimento dos processos básicos de notação e o treinamento da percepção rítmico-melódica relacionada à escrita musical e à análise de obras de choro 

CONTEÚDO TEÓRICO 

Elementos básicos de notação musical: 

a) a) Campo Harmônico: função dos acordes; b) Identificação dos acordes escritos e cifrados e suas funções harmônicas; c) Classificação dos intervalos na estrutura dos acordes; d) Construção das dominantes substitutas (subV7) com II cadenciai e) Acordes diminutos e) Análise harmônica de obras de choro. f) pulsos harmônicos g) movimento das vozes Composição a 3 e 4 vozes h)exercício com o baixo dado 

2. Elementos básicos de percepção musical: 

a) execução melódica da escala menor harmônica e melódica; b) divisão rítmica de inteiro, metade e quartos de tempos métricos; c) execução de leitura métrica em clave de sol; d) percepção auditiva e notação musical de estruturas rítmicas e melódicas. 

PROCEDIMENTOS GERAIS E AVALIAÇÃO CRONOGRAMA 

Avaliação bimestral com prova escrita. 

MATERIAL DIDÁTICO 

Lápis, borracha e caderno pautado (Instalar programa de edição de partituras)

VALORES:

 

Valor total do semestre: Até 6x de R$129,90 por Boleto bancário, PIX ou Cartão de crédito. Valor total: R$779,40.


À vista: 10% de desconto em 1 vez no Boleto/ PIX de R$701,46.


Temos descontos para parentes de 1º grau. Consultar a secretaria. 


OBS: Nossos vencimentos para as mensalidades são sempre para o dia 05 de cada mês. Caso o seu vencimento não esteja de acordo, nós iremos realizar a mudança!

NÍVEL

DIA DA SEMANA - HORÁRIO - PROFESSOR - TIPO (PRESENCIAL/ON-LINE)

TEORIA I

SEGUNDA - 18:30 - TIAGO JOÃO - ON-LINE

TERÇA - 19:30 - JUÇARA DANTAS - ON-LINE

QUINTA - 18:30 - TIAGO JOÃO - ON-LINE

QUINTA - 19:30 - JESUWAY LEÃO - ON-LINE
SEXTA - 08:00 - TIAGO JOÃO - ON-LINE

 

TEORIA II

SEGUNDA - 19:30 - TIAGO JOÃO - ON-LINE
SEGUNDA - 19:30 - TIAGO JOÃO - ON-LINE
TERÇA - 17:30 - TIAGO JOÃO - ON-LINE
TERÇA - 19:30 - JESUWAY LEÃO - ON-LINE

QUARTA - 18:30 - JUÇARA DANTAS - ON-LINE

QUINTA - 18:30 - JESUWAY LEÃO - ON-LINE

TEORIA III

TERÇA - 18:30 - TIAGO JOÃO - ON-LINE

QUARTA - 19:30 - JUÇARA DANTAS - ON-LINE
QUINTA - 20:30 - JESUWAY LEÃO - ON-LINE

 

TEORIA IV
TERÇA - 18:30 - JESUWAY LEÃO - ON-LINE

QUINTA - 19:30 - TIAGO JOÃO - ON-LINE
 

TEORIA V

TERÇA - 20:30 - JESUWAY LEÃO - ON-LINE

 

TEORIA VI

QUARTA - 19:30 - JESUWAY LEÃO - ON-LINE

 

TEORIA VII

QUARTA - 20:30 - JESUWAY LEÃO - ON-LINE

Caso não tenha encontrado a turma que procurava

Fale com a gente pelo Whatsapp:

faixa-verde-amarelo.jpg

Venha estudar em um lugar feito de música!

Matrículas abertas: ÚLTIMAS VAGAS

GARANTA JÁ A SUA!

Para se inscrever no curso de Apreciação e História do Choro, clique no botão abaixo:

faixa-roxa.jpg
logo-clube-preta.png

SDC Bloco G - Brasília/DF, 70070-350
Telefone: (61) 3226-3969

  • zap-preto
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram
  • YouTube