Teoria Musical I
EMENTA E OBJETIVOS DA DISCIPLINA
A disciplina Teoria Musical I tem como objetivo proporcionar ao aluno o conhecimento dos processos básicos de notação e o treinamento da percepção rítmico-melódica relacionada à escrita musical.
CONTEÚDO TEÓRICO
1. Elementos básicos de notação musical:
a) notas, figuras, claves de sol; b) ligaduras de frase e prolongamento; c) ponto de aumento; d) compassos simples com tempos inteiros, metades e quartos de tempos; e) escala diatônica maior; f) acidentes, enarmonia e semitons naturais, cromáticos e diatônicos; g) classificação dos intervalos naturais no âmbito da oitava; h) formação das tonalidades maiores (Dó, Sol e Fá maiores; h) cifragem analítica e prática.
2. Elementos básicos de percepção musical:
a) execução melódica da escala maior; b) divisão rítmica de inteiro, metade e quartos de tempos métricos;(pozzoli1a e 2ª series) c) execução de leitura métrica em clave de sol; d) percepção auditiva e notação musical de estruturas rítmicas.
PROCEDIMENTOS GERAIS E AVALIAÇÃO CRONOGRAMA
Trabalho e Avaliação bimestral com prova escrita
MATERIAL DIDÁTICO
Lápis, borracha e Apostila de Teoria e Percepção 1
Teoria Musical II
EMENTA E OBJETIVOS DA DISCIPLINA
A disciplina Teoria Musical II tem como objetivo proporcionar ao aluno o conhecimento dos processos básicos de notação e o treinamento da percepção rítmico-melódica relacionada à escrita musical.
CONTEÚDO TEÓRICO
Elementos básicos de notação musical:
a) Classificação dos intervalos naturais no âmbito da oitava (quantitativa e qualitativa) ; b) Formação das tonalidades maiores com sustenidos e bemóis; c) Emprego do dobrado sustenido e dobrado bemol; d) Cifragem analítica e prática da escala maior
2. Elementos básicos de percepção musical:
a) execução melódica da escala maior; b) divisão rítmica de inteiro, metade e quartos de tempos métricos; (pozzoli 3ª e 4ª serie) c) execução de leitura métrica em clave de sol; d) percepção auditiva e notação musical de estruturas rítmicas. e) escala cromática f) semitom cromático e diatônico
PROCEDIMENTOS GERAIS E AVALIAÇÃO CRONOGRAMA
Trabalho e Avaliação bimestral com prova escrita.
MATERIAL DIDÁTICO
Lápis, borracha e Apostila de Teoria e Percepção 2
Teoria Musical III
EMENTA E OBJETIVOS DA DISCIPLINA
A disciplina Teoria Musical III tem como objetivo proporcionar ao aluno o conhecimento dos processos básicos de notação e o treinamento da percepção rítmico-melódica e harmônica relacionada à escrita musical.
CONTEÚDO TEÓRICO
Elementos básicos de notação musical:
a)escala relativa, Formação das triades em todas as tonalidades maiores e menores; b) Inversão e cifragem analítica e prática de tríades ; c) Classificação dos intervalos com alteração no âmbito da oitava (3ª M e m , 5ª J e o); d) Classificação até a 2ª inversão
2. Elementos básicos de percepção musical:
a) execução melódica da escala maior e menor primitiva; b) divisão rítmica de inteiro, metade e quartos de tempos métricos ;(pozzoli 4ª e 5ª series) c) execução de leitura métrica em clave de sol; d) percepção auditiva e notação musical de estruturas rítmicas e melódicas. PROCEDIMENTOS GERAIS E AVALIAÇÃO CRONOGRAMA
Avaliação bimestral com prova escrita.
MATERIAL DIDÁTICO
Lápis, borracha Apostila de Teoria e Percepção 3
Teoria Musical IV
EMENTA E OBJETIVOS DA DISCIPLINA
A disciplina Teoria Musical IV tem como objetivo proporcionar ao aluno o conhecimento dos processos básicos de notação e o treinamento da percepção rítmico-melódica relacionada à escrita musical e à análise de obras de choro
CONTEÚDO TEÓRICO
Elementos básicos de notação musical:
a) Campo Harmônico: formação das tétrades em todas as tonalidades; b) Cifragem analítica e prática de tétrades c) Classificação dos intervalos na estrutura dos acordes d) Análise harmônica de obras de choro. e) Classificação dos intervalos com alteração no âmbito da oitava (3ª M e m , 5ª J e “o” e 7ª M e m); f ) Classificação até a 3ª inversão
2. Elementos básicos de percepção musical:
a) execução melódica da escala menor harmônica; b) divisão rítmica de inteiro, metade e quartos de tempos métricos; (pozzoli 5 a e 6ª series) c) execução de leitura métrica em clave de sol; d) percepção auditiva e notação musical de estruturas rítmicas e melódicas.
PROCEDIMENTOS GERAIS E AVALIAÇAO CRONOGRAMA
Avaliação bimestral com prova escrita.
MATERIAL DIDÁTICO
Lápis, borracha Apostila de Teoria e Percepção 4
Teoria Musical V
EMENTA E OBJETIVOS DA DISCIPLINA
A disciplina Teoria Musical V tem como objetivo proporcionar ao aluno o conhecimento dos processos básicos de notação e o treinamento da percepção rítmico-melódica relacionada à escrita musical e à análise de obras de choro
CONTEÚDO TEÓRICO
Elementos básicos de notação musical:
a) Campo Harmônico: formação das tétrades em todas as tonalidades menores harmônicas; b) Cifragem analítica e prática de tétrades na escala menor harmônica; c) Classificação dos intervalos na estrutura dos acordes; d) Construção das dominantes secundárias e do II° grau cadenciai no campo harmônico menor; e) Construção das dominantes secundária e substitutas (subV7) com II cadenciai e) Análise harmônica de obras de choro. f) escalas exóticas. g) Quadro harmônico h) modos gregos (litúrgicos)
2. Elementos básicos de percepção musical:
a) execução melódica da escala menor harmônica e melódica; b) divisão rítmica de inteiro, metade e quartos de tempos métricos;(pozzoli 7ª e 8ª series) c) execução de leitura métrica em clave de sol; d) percepção auditiva e notação musical de estruturas rítmicas e melódicas.
PROCEDIMENTOS GERAIS E AVALIAÇÃO CRONOGRAMA
Avaliação bimestral com prova escrita.
MATERIAL DIDÁTICO
Lápis, borracha e Apostila de Teoria e Percepção 5
Teoria Musical VI
EMENTA E OBJETIVOS DA DISCIPLINA
A disciplina Teoria Musical VI tem como objetivo proporcionar ao aluno o conhecimento dos processos básicos de notação e o treinamento da percepção rítmico-melódica relacionada à escrita musical e à análise de obras de choro
CONTEÚDO TEÓRICO
Elementos básicos de notação musical:
a) Campo Harmônico: função dos acordes; b) Identificação dos acordes escritos e cifrados e suas funções harmônicas; c) Classificação dos intervalos na estrutura dos acordes; d) Construção das dominantes substitutas (subV7) com II cadenciai e) Acordes diminutos e) Análise harmônica de obras de choro. f) árvore harmônica g) movimento das vozes h) Composição a 1 e 2 vozes
2. Elementos básicos de percepção musical:
a) execução melódica da escala menor harmônica e melódica; b) divisão rítmica de inteiro, metade e quartos de tempos métricos; c) execução de leitura métrica em clave de sol; d) percepção auditiva e notação musical de estruturas rítmicas e melódicas.
PROCEDIMENTOS GERAIS E AVALIAÇÃO CRONOGRAMA
Avaliação bimestral com prova escrita.
MATERIAL DIDÁTICO
Lápis, borracha e caderno pautado (Instalar programa de edição de partituras)
Teoria Musical VII
EMENTA E OBJETIVOS DA DISCIPLINA
A disciplina Teoria Musical VI tem como objetivo proporcionar ao aluno o conhecimento dos processos básicos de notação e o treinamento da percepção rítmico-melódica relacionada à escrita musical e à análise de obras de choro
CONTEÚDO TEÓRICO
Elementos básicos de notação musical:
a) a) Campo Harmônico: função dos acordes; b) Identificação dos acordes escritos e cifrados e suas funções harmônicas; c) Classificação dos intervalos na estrutura dos acordes; d) Construção das dominantes substitutas (subV7) com II cadenciai e) Acordes diminutos e) Análise harmônica de obras de choro. f) pulsos harmônicos g) movimento das vozes Composição a 3 e 4 vozes h)exercício com o baixo dado
2. Elementos básicos de percepção musical:
a) execução melódica da escala menor harmônica e melódica; b) divisão rítmica de inteiro, metade e quartos de tempos métricos; c) execução de leitura métrica em clave de sol; d) percepção auditiva e notação musical de estruturas rítmicas e melódicas.
PROCEDIMENTOS GERAIS E AVALIAÇÃO CRONOGRAMA
Avaliação bimestral com prova escrita.
MATERIAL DIDÁTICO
Lápis, borracha e caderno pautado (Instalar programa de edição de partituras)
NÍVEL
DIA DA SEMANA - HORÁRIO - PROFESSOR - TIPO (PRESENCIAL/ON-LINE)
TEORIA I
SEGUNDA - 18:30 - TIAGO JOÃO - ON-LINE
TERÇA - 19:30 - JUÇARA DANTAS - ON-LINE
QUARTA - 18:30 - JESUWAY LEÃO - ON-LINE
QUINTA -17:30 - TIAGO JOÃO - ON-LINE
QUINTA - 18:30 - TIAGO JOÃO - ON-LINE
QUINTA - 19:30 - JESUWAY LEÃO - ON-LINE
SEXTA - 08:00 - TIAGO JOÃO - ON-LINE
TEORIA II
SEGUNDA - 19:30 - TIAGO JOÃO - ON-LINE
TERÇA - 17:30 - TIAGO JOÃO - ON-LINE
TERÇA - 19:30 - JESUWAY LEÃO - ON-LINE
QUARTA - 18:30 - JUÇARA DANTAS - ON-LINE
QUINTA - 18:30 - JESUWAY LEÃO - ON-LINE
TEORIA III
TERÇA - 18:30 - TIAGO JOÃO - ON-LINE
QUARTA - 19:30 - JUÇARA DANTAS - ON-LINE
QUINTA - 20:30 - JESUWAY LEÃO - ON-LINE
TEORIA IV
TERÇA - 18:30 - JESUWAY LEÃO - ON-LINE
QUINTA - 19:30 - TIAGO JOÃO - ON-LINE
TEORIA V
TERÇA - 20:30 - JESUWAY LEÃO - ON-LINE
TEORIA VI
QUARTA - 19:30 - JESUWAY LEÃO - ON-LINE
TEORIA VII
QUARTA - 20:30 - JESUWAY LEÃO - ON-LINE